terça-feira, 27 de maio de 2014

Querido John - Nicholas Sparks

      John Tyree é um jovem rebelde, criado pelo pai, onde não tinham a melhor das relações, seu pai era um tipo estranho isolado de tudo e de todos, um homem de poucas palavras. Ele colecionava moedas (que era sua grande paixão), e tudo que ele conversava com John era sobre sua coleção. Sua mãe ele não conheceu, todos diziam que supostamente ela havia fugido quando ele tinha em torno de um ano de idade.
      Após terminar os estudos decide não ingressar na faculdade, e fica pulando de emprego em emprego até perceber que seus antigos amigos estão progredindo e ele não, decidindo então alistar-se no exército. Ao se alistar sua vida muda, agora ele tem um propósito e logo faz carreira. Em seus três anos servindo John amadurece, embora a maioria de seus amigos só quisessem saber de fumar, beber e ter uma companhia feminina, John se esquivava de qualquer coisa do tipo.
      Em uma de suas licenças em que ele retorna para ver o pai , acaba conhecendo Savannah por acaso, uma garota conservadora, madura e responsável que estava em Wilmington na companhia de alguns amigos em um projeto voluntário com a finalidade de ajudar pessoas desabrigadas. Eles logo se aproximam, e a atração entre eles cresce rapidamente, se apaixonam e passam duas semanas juntos. Mas logo a licença de John acaba e havia chegado o momento em que ele deveria partir (voltar para a base na Alemanha).
      No entanto a ligação entre John e Savannah era muito forte, já haviam enfrentado de tudo para continuarem juntos e não queriam deixar essa paixão entre eles terminar assim, então passaram a se comunicar por e-mails, telefonemas e principalmente cartas. Será que esse amor sobreviverá à distância?


Análise

É uma história muito bonita que emociona, o que mais me chamou atenção não foi diretamente o romance entre John e Savannah que é a trama central, mas sim a história entre John e seu pai que enfrentaram muitas barreiras para manterem um bom relacionamento familiar, mas que infelizmente acaba com um final muito triste.
Achei o livro super interessante por ser diferenciado, seu final é inesperado, não é como a maioria dos livros de romance que terminam com finais clichês.
É uma das obras de Nicholas Sparks, um autor muito bem conceituado por seus livros de romance norte-americano, conhecido por suas obras que ganharam fama ao serem adaptados para o cinema.


Biografia do autor

Nicholas Sparks Charles nasceu em Omaha, no estado do Nebraska, EUA, em 31 de dezembro de 1965. Ele morava em Fair Oaks durante o colégio, graduou-se orador oficial em 1984 e recebeu uma bolsa completa para a Universidade de Notre Dame.
Ele começou a vender produtos farmacêuticos e mudou-se de Sacramento, Califórnia, para Carolina do Norte em 1992. Em 1994, com a idade de 28, ele escreveu The Notebook (O diário de uma paixão), por um período de seis meses. Em outubro de 1995, os direitos a The Notebook foram vendidos para a Warner Books. Foi publicado em Outubro de 1996, e foi seguido por Message in a Bottle - Uma carta de amor (1998), A Walk to Remember - Um amor para recordar (1999), The Rescue - O resgate (2000), A Bend in the Road - Uma curva na estrada (2001), Nights in Rodanthe - Noites de tormenta (2002), The Guardian - O guardião (2003), The Wedding - O casamento (2003), True Believer -  O milagre (2005), At First Sight - À primeira vista (2005), Dear John - Querido John (2006), The Choice - A escolha  (2007), The Lucky One - Um homem de sorte (2008), The Last Song - A última música (2009), Safe Haven - Porto seguro (2010) e The Best of Me - O melhor de mim (2011). Todos tornaram-se best sellers nacionais e internacionais, com quase US $ 80 milhões em vendas em todo o mundo e foram traduzidos para mais de 45 idiomas.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

“TRÊS SOMBRAS”-CYRIL PEDROSA


Três Sombras relata a história de um pai disposto a salvar a vida de seu filho a qualquer custo, nem que para isto seja necessário fugir com ele, deixando sua mulher que aceita os fatos de uma maneira bem mais rápida do que seu marido, para tentar livrar o menino de um destino cruel (a morte).
Joachin uma criança tão jovem e saudável que vivia com sua família (seus pais) Lise e Louis, praticamente isolados “como se estivessem em uma pequena ilha”. Um lugar alegre e tranquilo onde eles podiam viver tranquilamente sem preocupações, ao menos era a vida a qual eles levavam até o dia em que a pacata vida familiar deles mudou por causa da aparição de três misteriosas sombras que apareceram no alto da colina, desde então tudo mudou, até a rotina deles ficou abalada.
Lise descobriu ao fazer uma visita a uma amiga antiga que as sombras estavam atrás de seu pequeno Joachin, que o levariam em breve e isso seria algo inevitável. Mas ao repassar a informação ao seu marido Louis este não aceitou muito bem, ou melhor, não aceitou de tal forma que preferiu fugir com ogaroto totalmente crédulo de que estas sombras não os alcançariam jamais se conseguissem sair dali.
Cyril Pedrosa nasceu em 1972, em Poitiers, França. Já foi animador de filmes famosos dos Estúdios Disney como: “O corcunda de Notre-Dame e Hércules”.
O livro traz um final surpreendente e emocionante, fazendo o leitor refletir em “até onde iria para salvar a vida de um ente querido?”. Transmite muito bem a mensagem do autor não somente pelo texto simples, mas como também pelas imagens, pois o autor além de exercer essa profissão ele também é desenhista e roteirista assim consegue transmitir através dos seus traços as emoções dos personagens mostrando sem censura o que muitos outros provavelmente ocultariam, para mostrar a historia de forma mais real possível.

sábado, 24 de maio de 2014

Para sempre ( turma 301 mt Nº 4 )

Para sempre

       Ever Bloon era uma adolescente normal que tinha muitos amigos era líder de torcida principal de sua escola, tinha uma família adorável, uma irmã caçula, seus pais e uma cadela chamada Buttercup.
        Um terrível acidente de trânsito levou a morte de sua família, somente Ever sobreviveu ao acidente causado por um cervo que apareceu na estrada. Após perder sua família ela mudou totalmente de vida, tendo que morar com sua tia Sabine, uma mulher independente e solitária e que se dedica inteiramente ao trabalho.
       Após o ocorrido Ever passa a notar algumas diferenças, coisas misteriosas que passaram a acontecer com ela, como enxergar a aura de alguém, que por sinal tem diferentes cores, dependendo do humor em que essa pessoa se encontra, ler mentes, e saber a vida inteira dessa pessoa em um simples toque. 
        Com a mudança de vida, Ever passou a se isolar, usar moletons e escutar músicas nos fones de ouvido no máximo para não ouvir as mentes barulhentas das pessoas. Ela só tinha dois fiéis amigos chamados Milles e Havem que sempre andavam juntos, Milles é um homoafetivo e Havem uma gótica viciada em cupcakes.
       Ever quase sempre via espíritos, e se comunicava com o da sua irmã que não quis atravessar para um plano superior e deixá-la sozinha, sempre quando pode aparece e dar muitos conselhos para ela.
         Em um dia monótono como todos os outros para Ever, que sempre se senta no fundo da sala de aula ao lado de Milles e Havem, o professor apresenta o garoto novo chamado Damem que acabou de se transferir para a escola um rapaz bonito, rico e atraente e que despertou o olhar de todos até  de Milles e Havem, exceto de Ever que queria distância.         
         Damem queria se aproximar de Ever, mas ela só queria distância, até ela descobrir que quando ele está ao seu lado o barulho das mentes cessam e ela não consegue ouvir nada, nem ler a mente dele, então acaba sentido uma paz, que a faz querer está ao seu lado. Algo a intrigava, o fato dela não conseguir ler a sua mente e as estranhas aparições de tulipas vermelhas, até mesmo quando ele não estava por perto aparecia tulipas em sua bolsa.
         Ever acostumou com a presença de Damem, tornou-se algo necessário para que ela sentisse paz em alguns momentos de sua vida, e com o passar do tempo ela acaba admitindo para si mesma que não consegue mais ficar sem ele, pois ele a faz sentir bem, sentir que é normal como todo mundo. Com o passar do tempo ela passa a estranhar algumas coisas em Damem, sente-se como se ele fizesse aparecer imagens em sua cabeça e estranhas sensações inexplicáveis.
      Damem sente-se na obrigação de revelar seu segredo pois, Ever é o amor da sua vida e merece ficar sabendo que ele é um imormal e que ela é sua alma gêmea, e que ele sempre esteve a procura de suas reencarnações quando Drina sua ex namorada  vaidosa e ambiciosa dava um jeito de mata-la para  ter Damem de novo ao seu lado e continuar levando uma vida egoísta e mesquinha.
     Nada impedia o casal de levar uma vida feliz, porém um dia surge Drina para tentar novamente acabar com a vida de Ever e tentar fazer Damem voltar para ela. Mas isso não impediu o casal de ficar juntos pois até um  imortal tem o seu ponto fraco, todo imortal possui seus chacras e Ever acertou em cheio o de Drina que era no coração pois o que ela sentia por Damem era uma obsessão, algo doentio e que não fazia bem para nenhum dos dois, conseguindo então destruí-la.

     Para o amor de Damem e Ever não existem barreiras pois eles sempre estão lutando juntos em busca de paz e felicidade, pois vale a pena lutar pela sua alma gêmea.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Adultério

                                             A Letra Escarlate
Tudo acontece na Salem do século XVI capital do puritanismo americano, com uma história que não tem nada de mais: a história de um adultério, mas o que impressiona nesse clássico do romance americano é a fábula moralista que desfecha uma história até então trivial.
A multidão de puritanos barbudos e sombrios cerca o palco da ignomínia de Hester Prynne a adúltera, com a maior prova de seu pecado nos braços  entre o seio, coberto pela letra escarlate, que ofuscava a beleza daquela modelo de elegância, fantasiada e iluminada, a letra escarlate reluzia por sobre o coração daquela mulher  que a infâmia fora descoberto, mais que calada sofria sozinha ao não revelar o nome do seu parceiro no pecado.
Hester foi mandada para a nova Inglaterra assim que acabou de se casar com o velho médico Roger Chillingworth passando algum tempo nessa cidade desconhecida após voltar de longa viagem Chillingworth se depara com sua esposa na mira dos puritanos sendo julgada por adultério e ainda com uma criança nos braços, como é puro de coração ele só pede a Hester que não comente seu nome, ou que diga que ele é o marido enganado, assim Hester é banida para morar numa cabana distante da cidade, obrigada a usar sempre a letra escarlate sobre o peito, com sua filhinha Pearl.
 O livro é cheio de personagens carolas e supersticiosos, que julgam os mínimos atos alheios em público e guardam entre quatro paredes. Nathaniel Hawthorne descreveu aquela geração como vinda de uma Inglaterra gloriosa e cheia de festas, mas que não poderia representar mais do que cores pálidas da felicidade, nos momentos em que era permitido.
                                      Biografia do Autor
Hawthorne foi um escritor norte-americano considerado o grande primeiro escritor dos estados unidos e o maior contista de seu país, sendo o responsável por tornar decisivamente o puritanismo americano, um dos temas centrais da tradição gótica.