Após terminar os estudos decide não ingressar na faculdade, e fica pulando de emprego em emprego até perceber que seus antigos amigos estão progredindo e ele não, decidindo então alistar-se no exército. Ao se alistar sua vida muda, agora ele tem um propósito e logo faz carreira. Em seus três anos servindo John amadurece, embora a maioria de seus amigos só quisessem saber de fumar, beber e ter uma companhia feminina, John se esquivava de qualquer coisa do tipo.
Em uma de suas licenças em que ele retorna para ver o pai , acaba conhecendo Savannah por acaso, uma garota conservadora, madura e responsável que estava em Wilmington na companhia de alguns amigos em um projeto voluntário com a finalidade de ajudar pessoas desabrigadas. Eles logo se aproximam, e a atração entre eles cresce rapidamente, se apaixonam e passam duas semanas juntos. Mas logo a licença de John acaba e havia chegado o momento em que ele deveria partir (voltar para a base na Alemanha).
No entanto a ligação entre John e Savannah era muito forte, já haviam enfrentado de tudo para continuarem juntos e não queriam deixar essa paixão entre eles terminar assim, então passaram a se comunicar por e-mails, telefonemas e principalmente cartas. Será que esse amor sobreviverá à distância?
Análise
É uma história muito bonita que emociona, o que mais me chamou atenção não foi diretamente o romance entre John e Savannah que é a trama central, mas sim a história entre John e seu pai que enfrentaram muitas barreiras para manterem um bom relacionamento familiar, mas que infelizmente acaba com um final muito triste.
Achei o livro super interessante por ser diferenciado, seu final é inesperado, não é como a maioria dos livros de romance que terminam com finais clichês.
É uma das obras de Nicholas Sparks, um autor muito bem conceituado por seus livros de romance norte-americano, conhecido por suas obras que ganharam fama ao serem adaptados para o cinema.
Biografia do autor
Ele começou a vender produtos farmacêuticos e mudou-se de Sacramento, Califórnia, para Carolina do Norte em 1992. Em 1994, com a idade de 28, ele escreveu The Notebook (O diário de uma paixão), por um período de seis meses. Em outubro de 1995, os direitos a The Notebook foram vendidos para a Warner Books. Foi publicado em Outubro de 1996, e foi seguido por Message in a Bottle - Uma carta de amor (1998), A Walk to Remember - Um amor para recordar (1999), The Rescue - O resgate (2000), A Bend in the Road - Uma curva na estrada (2001), Nights in Rodanthe - Noites de tormenta (2002), The Guardian - O guardião (2003), The Wedding - O casamento (2003), True Believer - O milagre (2005), At First Sight - À primeira vista (2005), Dear John - Querido John (2006), The Choice - A escolha (2007), The Lucky One - Um homem de sorte (2008), The Last Song - A última música (2009), Safe Haven - Porto seguro (2010) e The Best of Me - O melhor de mim (2011). Todos tornaram-se best sellers nacionais e internacionais, com quase US $ 80 milhões em vendas em todo o mundo e foram traduzidos para mais de 45 idiomas.