terça-feira, 18 de novembro de 2014

Dona Flor e seus dois maridos

O livro conta a história de Dona Flor que é professora de culinária; especialista na culinária baiana. Ela perde o seu marido, o malandro Vadinho, em um domingo de carnaval. Fica inconsolável, de luto, relembrando-se dos bons e maus momentos da relação.
Quem passa a interessar-se por ela é o farmacêutico Teodoro, com quem Dona Flor acaba se casando. Ele é o oposto de Vadinho: calmo, honesto, fiel, organizado. Com ele, Flor chega a sentir tédio onde a relação não lembra nada o calor dos tempos de Vadinho.
Flor se casa com ele, e com a convivência percebe que ele não lhe agrada da mesma forma que seu outro marido, pois tem coisa que Vadinho tinha e Teodoro não tem. Com isso Flor, percebe que só seria muito feliz se estivesse os dois.

         Dona Flor e seus dois maridos, é uma das obras mas conhecidas de Jorge amado, já foi traduzida em vários idiomas, virou novela, peça e também filme. Vale apena destacar, que a obra retrata bem o autor, pois assim como ele os personagens viviam na Bahia, especificamente na cidade de São Salvador e simpatizavam pelo candomblé.

BIOGRAFIA DO AUTOR

          Jorge Leal Amado de Faria (Itabuna, 10 de agosto de 1912 — Salvador, 6 de agosto de 2001) foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.
Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos. A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos.
Amado foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho mas, em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil. Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da língua portuguesa.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O Presidente Negro (O Choque das Raças) - Monteiro Lobato N°44 Turma: 303

O livro “O Presidente Negro” conta a historia de um pequeno narrador chamado Ayrton Lobo, um funcionário da empresa Sá, Pato & Cia, cujo seu maior sonho era possuir um automóvel. Durante um acidente de carro Ayrton é socorrido e levado pelo professor Benson.
Ao despertar Ayrton esta na mansão do senhor Benson, que se apresenta a ele com “ O Confidente” Ayrton sai e  começa explorar a mansão do professor e fica surpreso com tantas emoções ali sentidas, durante seu passeio Ayrton encontra-se com a bela Miss Jane filha do professor, e claro que ao ver a bela Ayrton se apaixonou por ela.
Ao passar algum tempo Ayrton não descobre só a bela Jane ele descobre também uma maquina que prever o tempo ate 3527, chamada de “Porveroscópio”  que pode ver cenas, pessoas, detalhes as coisas começam a fazer um pouco mais de  sentido para Ayrton.
Depois de um certo tempinho o professor chega a falecer e  o narrador Ayrton se aproxima de Jane, e mostra- se ser mais interessado em Jane, começa a visitá-la com freqüência aos domingos para que Jane lhe relate coisas que eles não tem conhecimento. E entre esse relatos Jane começa a falar dos partidos republicanos e democrata que havia fundido num único partido masculino lo qual sofria de ataques do partido feminino que era liderado por Evelyn Astor e Miss Elvin. Ela conta que o partido masculino ganharia com ajuda dos negros sobre a liderança de Jim Roy, a historia começa a ser narrada pela personagem Jane onde o livro fica bem mais complicado de entender, ela começa a contar os fatos que ocorreram durante a candidatura a presidência de Jim Roy, nos Estados Unidos.

Através de Jane e Ayrton é posto a par da disputa pela Casa Branca nos Estados Unidos do ano de 2228, onde a divisão do eleitoral branco entre homens que querem reeleger o presidente Kerlog  e as mulheres que querem eleger a feminista Evelyn Astor, acabam transformando  Jim Roy em Presidente dos EUA.

domingo, 16 de novembro de 2014

O santinho-Luis Fernando Veríssimo


O santinho é um livro de contos do autor Luis Fernando Veríssimo, destinado não só ao público infanto-juvenil, mas também ao adulto.

Todos os contos deste livro são voltados para a infância, porém abordam temas bem diversificados. Como por exemplo,a dificuldade da matemática, conversas entre pais e filhos, professoras chatas, acontecimentos na humanidade contados de uma maneira mais divertida de modo que incentive a criança a ler e etc.

O nome dado ao livro nos dar uma impressão de que as crianças presentes nas histórias são comportadas, mas o que não é verdade.

A partir da narração de um dos contos podemos notar que o autor é Gaúcho, pois este utiliza de gírias da sua região.

O livro traz de certa forma uma lembrança aos mais velhos das experiências vividas em sua infância. E que um dia poderia vir a ser contada para seus filhos.

Luis Fernando Verissimo é um escritor brasileiro conhecido por suas crônicas e textos de humor.É um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Érico Verissimo.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Publicidade infantil no Brasil

Para mim não há jeito certo ou jeito errado de "ter uma infância". Adolescentes/jovens adultos de agora costumam achar um absurdo crianças de 5 anos de idade, ou até mais novos, terem um iPad e se divertirem com isso em vez de brincar de boneco. Nesse ponto a publicidade influência demais, mas seria bom as pessoas que vêem isso com olhar tão negativo parasse para refletir q esse é o mundo em que vivemos hoje em dia. É o mundo de tecnologia, é o mundo da comunicação. Da mesma forma que a geração de jovens adultos/adolescentes passada ninguém possuía um telefone celular e era no máximo um computador por casa/família. São apenas gerações diferentes e vivendo no ambiente que a sociedade e o mundo os coloca. É a mesma coisa que eu quando era menor com certeza via muito mais desenho e ficava em frente a TV do que a geração dos meus pais. Porque a TV chegou para essa geração nova e consequentemente ela se adaptou a ver mais desenhos do que a geração dos pais.
Eu acho que falta isso nas pessoas que tanto criticam a "infância" de hoje em dia. A criança está vivendo em uma época diferente da sua, com certeza os métodos de distração como brinquedos, brincadeiras e programas são obrigados a mudar porque a sociedade e as tecnologias estão mudando também.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Resenha
Pedra bonita

O romance ''Pedra Bonita'' foi publicado em 1938 pelo autor José Lins Rego, que retrata a realidade de um Nordeste sofrido e a história do cangaço de lutas e heróis.
 O drama conta a história de uma pacata vila (vila do Açu), de um santo (padre Amâncio) aparentemente louco e de um menino Antônio Bento, que é levado pela mãe, D. Josefina, por causa da seca, para ser cuidado pelo padrinho, o Padre Amâncio na Vila do Açu, bem próxima a Pedra Bonita. O padre tenta colocá-lo em um seminário, mas não consegue. Então Antonio Bento torna-se coroinha do padrinho. Porém Bento era mal visto no povoado, principalmente por ser da Pedra Bonita, e ter um irmão cangaceiro e outro fanático. Por fim acaba ficando em dúvida entre os ensinamentos de seu padrinho (o padre Amâncio) e a superstição de seu povo.
José Lins Rego foi um escritor brasileiro que figura como um dos romancistas regionalistas mais prestigiosos da literatura nacional. Escreveu mais cinco livros ao qual nomeou ciclo cana-de-açucar, foram eles Menino de engenho (1932), Doidinho (1933), Bangüê (1934), O moleque Ricardo (1935) e Usina (1936).
José Lins nasceu na Paraíba, seus antepassados que eram em grande parte senhores de engenho, legaram ao garoto a riqueza do engenho de açúcar que lhe ocupou toda a infância. Seu contato com o mundo rural do Nordeste lhe deu a oportunidade de, nostalgicamente e criticamente, relatar suas experiências através das personagens de seus primeiros romances. Lins era ativo nos meios intelectuais. Ao matricular-se em 1920 na Faculdade de Direito do Recife ampliou seus contatos com o meio literário de Pernambuco, tornando-se amigo de José Américo de Almeida (autor de A Bagaceira). Em 1926, partiu para o Maceió, onde se reunia com Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Aurélio Buarque de Holanda e Jorge de Lima. Quando partiu para o Rio de Janeiro, em 1935, conquistou ainda mais a crítica e colaborou para a imprensa, escrevendo para os Diários Associados e O Globo.
Pedra Bonita sem duvida é uma das obras literarias do romantismo brasileiro melhor escrita e produzida por intrigar e ao mesmo tempo impulsionar cada vez mais os leitores a saciar seu apetite pela história que é descrita entrelaçando a vida de seus principais personagens e de moradores da humilde vila Açu.

Thiago dos Santos Pires; N°40;Turma 302.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O Mágico de Oz - 303 N* 44 - Resenha

O livro Mágico de Oz conta a história de uma garotinha chamada Dorothy , ela era órfã e morava com seus tios e seu cachorrinho totó no Kansas. Ela adorava brica com seu cachorrinho pois aonde eles moravam não tinha muito a se fazer. 

Certo dia Dorothy estava na porta brincando com totó seu cachorro quando um ciclone se aproximou da casa dela , os tios de Dorothy correram para organizarem as coisas,e irem para o porão, foi quando totó pulou do braço de Dorothy e se escondeu debaixo da cama com medo , Dorothy foi busca-lo foi quando o ciclone girou a casa com Dorothy dentro, Dorothy ficou com muito medo mais logo passou , ela decide ir deitar-se em sua cama pois estava muito cansada , de repente a casa vai de encontro com o chão com o grande impacto Dorothy se espanta e acorda . 

Ela estava em um lugar muito lindo , desde então a aventura de Dorothy começa , pois ela vai em busca de conseguir voltar para casa, pelo caminho Dorothy encontra várias pessoas , e faz novas amizades, ela conhece o leão , o espantalho, o homem de lata , mais ela não para e continua em busca de como volta pra casa , ela vai atrás do mágico de Oz , pois lhe falaram que ele é o único que poderá manda-la pra casa , Dorothy enfrenta altas aventura , em busca de voltar. 

Dorothy consegue voltar pra casa. E reencontra seus tios , eles ficam muito felizes ao ve-lá, pois sentiam muito a falta dela.

O livro de Frank Baum , é um livro que te fascina ao lê- lo, ele prende sua atenção e te da  o  desejo de saber o que ira a conhecer a cada página que se  passa , o livro é muito bom, ele te incentiva a lutar pelos seus objetivos e le ajudar a superar seus medos pois a pequena Dorothy  superou e voltou para sua casa, ela consegui conquista os  objetivo e  voltou para seu lar.

sábado, 20 de setembro de 2014

o "Amor" na Adolescência T:301 Douglas Souza


Sem duvida nenhuma, o amor é uma das grandes descobertas da adolescência. Além disso, descobrir este tão profundo sentimento, que no faz investir numa pessoa como parceira, posiciona o jovem para a maturidade.
Os adolescentes são mais sensíveis e, por isso, encaram o namoro mais intensamente. Apesar de muito se falar da promiscuidade na relação entre jovens, eles apenas procuram viver uma grande paixão. Com passar do tempo, surgem novas emboscadas, que acabam desencadeando o sentimento de perda e angustia. O sofrimento é ainda maior entre os meninos e meninas que vivem uma relação amorosa de domínio e dependência.
Neste caso, uma frustração pode dar origem há vários problemas, até mesmo psíquico-emocionais. Por isso que, infelizmente, é comum casos de jovens que cometem o suicídio ou crimes passionais por não terem obtido o sucesso em seus relacionamentos. Entretanto, o amor na adolescência também gera vantagens. Ele pode inspirar músicos, poetas, compositores, cineastas e despertar verdadeiros artistas, que darão ênfase aos seus aspectos apaixonados.
A adolescência é uma fase de descobertas e riscos. De acordo com os especialistas, muitos jovens se sentem seguros e não aceitam conselhos. Por isso, acreditam que poderão viver um grande amor, mas depois de algum tempo, acabam descobrindo que tudo não passou de um algo passageiro.
Esta paixão, na maioria dos casos, faz com que o garoto ou a garota se afaste de seus amigos e familiares e passe a viver apenas para a sua cara metade. Quando o relacionamento acaba, a dor é ainda maior, além disso, ela vem acompanhada pelo sentimento de culpa.

sábado, 6 de setembro de 2014

Se permita ser humano


O que direi agora para muito pode transparecer tolice. Mas venho tomar o tempo de quem irá ler para falar de um sentimento que, por conta do que vivemos hoje em dia, tornou-se difícil de se encontrar assim como qualquer outra pedra preciosa.

Mas, como cultivar tal sentimento em um ambiente sólido como uma pedra e frio como um iceberg? Falo do coração das pessoas.

O ser humano se fechou as emoções por um único e simples motivo, o medo de amar, pois o amor nos deixa vulnerável, sensível, que nas mãos de alguns se torna uma arma para martirizar a quem é capaz de sentir tal sentimento. Evitar o amor não significa que você não irá sofre por amor, todos passar por isso, alguns crescem com a dor, outros se tornam refém dela.

Thiago santos (302)

domingo, 31 de agosto de 2014

RESENHA DO LIVRO ”O CONTO DA ILHA DESAPARECIDA” DO AUTOR JOSÉ SARAMAGO

Este conto retrata a história de certo homem que após muito insistir consegue uma embarcação com o rei para ir à procura de uma ilha desconhecida, uma ilha na qual não seja descoberta nem pelos geógrafos ou por viajantes.
Neste conto tanto o sonho quanto a imaginação do homem, sedento por encontrar a ilha, o fazem viajar mesmo que no decorrer da história percebemos que este não foi a lugar algum.
Por mais que este livro narre a história de personagens que mesmo não sendo identificados com nomes, pelas características dadas a cada um deles podemos identifica-los.
Este é um livro muito interessante, principalmente pelo fato de ser um pouco diferente dos outros contos, pois este revela em alguns de seus trechos algumas partes o ponto de vista crítico de José Saramago como em uma parte que diz ”Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não sairmos de nós”. Aí percebemos o otimismo alimentando a esperança deste homem de encontrar a tal “ilha desconhecida”.
José Saramago é um autor que nasceu em 16 de novembro de 1922, na aldeia de Ribatejana de Azinhaga no sul de Portugal, veio de uma família de lavradores e artesãos. Seus pais emigraram para Lisboa quando ele tinha dois anos. Fez estudos secundários que não pôde terminar por dificuldades econômicas. Trabalhou em varias áreas, foi serralheiro mecânico, editor, tradutor, jornalista. Foi membro do partido comunista português e sofreu perseguição durante os anos de ditadura de Salazar. Ele foi um grande autor, além de ser autodidata, também ganhou o prêmio Nobel de literatura e veio a óbito em 2010 na sua casa em Lanzarote nas ilhas Canarias.

A Profecia das Irmãs - Michelle Zink

      A história tem início quando, numa pequena cidade ao norte de Nova York, em 1890, Lia, Alice e o caçula da família, Henry, enterram seu pai, Thomas Edward. Depois de terem perdido a mãe, a dor parece maior do que qualquer um pudesse suportar. Mas é justamente após o enterro do pai, que Lia descobre que a estranha marca que carrega no pulso determina seu papel numa profecia milenar que já colocou diversas gerações de irmãs umas contra as outras. Sem saber em quem confiar e sem poder contar a ninguém sobre sua nova condição, para não colocar em risco a vida de pessoas que ama, a adolescente terá que descobrir sozinha como desempenhar seu novo papel e ainda enfrentar a própria irmã. Não resta outra saída para a jovem a não ser se afastar da família e manter silêncio, para evitar que o mundo seja dominado pelo mal. Mas, para isso, ela terá que descobrir as circunstâncias misteriosas que envolveram a morte dos pais, além de entender a razão pela qual leva a marca no pulso, que identifica a profecia.

               A profecia das irmãs é um livro cheio de reviravoltas que fascina pela emoção de desvendar os mistérios em torno das lendas, tem um desfecho satisfatório, mas que deixa muitas questões sem respostas.


Sobre a autora:
           Michelle Zink vive em Nova York com seus quatro filhos. Profecia das Irmãs foi o seu primeiro romance, e foi escolhido como um dos dez melhores romances de estréia de Booklist de 2009, e foi um dos melhores livros da Biblioteca Pública de Chicago para jovens leitores.

Carta ao Pai - Franz Kafka N* 44 Turma: 303 ( Resumo e Biografia)

O livro de Kafka foi uma carta que ele escreve para o seu próprio pai Hermann Kafka, uma carta aonde ele expõem todos os seus sentimentos e insatisfações. Kafka na carta relata coisas que não teria coragem de fala pessoalmente ao seu pai, ele expõe a insatisfação que ele tem a respeito do pai.
Kafka diz ter medo do próprio pai, ele expõe a relação que eles não tinham, um relacionamento de pai e filho que não existia. Na carta Kafka desabafa, e mostra tudo aquilo que o incomodava, inclusive falta de relacionamento que  eles tinha. Ele diz na carta que o pai não tinha a gratidão dele e nem dos irmãos dele, a gratidão de filhos que ele nunca teria, o Hermann pai de Kafka era um homem muito ocupado, ele se preocupava muito em não deixa falta nada aos filhos e não dava atenção a eles e tudo isso influiu na insatisfação de Kafka. Kafka relata ter medo de conversa com o próprio pai, ele se escondia e se isolava em seu mundo por causa disso. Na carta Kafka não busca vingança e muito menos reconciliação, ele busca somente desabafa, por pra fora tudo aquilo que ele havia guardado. Ele mostrar ao pai dele o que a falta de atenção havia feito com ele. A carta feita por Kafka nunca foi entregue ao seu pai. 


Biografia

Franz Kafka nasceu em 3 de julho de 1883 na cidade de praga, Boêmia , ele pertenceu ao Império Austro-Húngaro. Era o filho mais velho do comerciante Hermann Kafka, comerciante judeu, e de sua esposa Julie.

 Ainda adolescente Kafka assume ser socialista e ateu, ao mesmo tempo em que integra círculos anarquistas. Posteriormente ele fará o caminho de volta, ao militar em movimentos sionistas. Em 1902, ele trava amizade com Max Brod, que se tornará um de seus melhores amigos, e a quem, em 1922, ele confiará o desejo de ver toda sua obra destruída depois de sua morte.
Ele estuda Direito em Praga e se gradua em 1906. Se, por um lado, já se devota à Literatura, por outro é obrigado a trabalhar em seguradoras para sobreviver. Mas, em 1917, tem que abandonar o emprego, por conta de uma séria crise de tuberculose. Outro evento que marca sua obra é sua iniciação sexual, em 1903, quando ele tinha vinte anos, o que lhe provocará falta de segurança constante.
Suas relações afetivas foram sempre tumultuadas e inconstantes. Durante três vezes, entre 1914 e 1924, ele se encontra próximo do matrimônio, mas volta atrás. Assim, o escritor é na verdade um solitário, uma pessoa indecisa e vacilante, que não conheceu com sua obra a fama, nem a riqueza.
Em sua obra é sempre presente o embate entre os protagonistas e a influência institucional, que revela a incapacidade humana e a sua instabilidade. Ela representa também seres angustiados, mergulhados em um universo aterrador, frio e burocrático. Seus principais livros, em grande parte publicada depois de sua morte, graças ao empenho de seu amigo Max Brod em recuperar seu legado, são: A Metamorfose  (1916); O Castelo (1926); O Processo(1925), entre outros.
Kafka participou da Escola de Praga, movimento voltado para uma elaboração literária realista, uma certa tendência metafísica e um meio-termo entre o bom senso movido pela razão e um intenso toque sarcástico. Ela também se caracteriza pela crueldade e pelo estilo meticuloso com o qual narra eventos nada comuns, como os representados em O Processo, no qual o protagonista é aprisionado, julgado e morto, mesmo sendo inocente. Kafka também produziu diversos contos e a cativante Carta ao Pai, de 1919, somados a páginas inumeráveis de diários. A ficção Amerika ficou inconclusa.







sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Brasil que nos ama (Douglas Souza T:301)

Brasil que nos ama

Sonho com o dia em que possamos dizer:
"Pátria Amada Brasil", não mais deitado eternamente,
Mas cuidando verdadeiramente dos filhos teus.
Brasil que nos ama,
Brasil que nos chama
A viver como nos fala tua Constituição-cidadã.
Brasil que nos ama,
Brasil que nos chama.
A combater a injustiça, a violência escolar e a discriminação.
Para que teus filhos
Sejam verdadeiramente cidadãos.
Mas não basta sonhar.
É preciso ousar,
Entendendo que o coletivo nos fará caminhar
Na direção que queremos,
Pois cada um compõem a sua história
E, juntos, a realidade podemos transformar.
Depende de cada um de nós
Esse mundo melhorar.

Um grande abraço.

SEMENTE

Semente   
 
“Ser semente, nos dias de hoje, é assumir com profundidade a vocação. É fazer brotar a fé e a esperança no coração daqueles que já não creem mais. Ser semente é mostrar que, mesmo nas
diferenças, podemos transformar. Ser semente é ascender uma luz para aquele que está aflito, é dar alegria a quem não sorri mais, é fazer com que nosso irmão sinta um ombro amigo, é tirar da dor a coragem. Ser semente é transformar o ambiente onde vivemos ou convivemos. Ser semente é deixar-se plantar, é receber o calor da graça, da vida. É deixar-se aos cuidados de Deus, pois é o senhor de todas as coisas da nossa vida.

É ele que nos concede a cada dia mais um dia. É ele que transforma nosso lar, nosso trabalho , nossa familia.
Deixamos sementes ontem? Semeamos sementes hoje? O que colheremos amanhã?
(Douglas Souza T:301)

O professor pode ser fonte de motivção para o aluno(Douglas souza T:301)

A motivação do aluno para os estudos é considerada um fator de suma importância
para o êxito escolar. Podemos definir motivação como a força propulsora
interior a cada pessoa que estimula, dirige e mobiliza, ou seja, conduz o sujeito
à ação com empenho e entusiasmo.

Na literatura, encontram-se dois tipos de motivação: a) Motivação
intrínseca: baseada em um interesse pessoal. Possui
como características a autonomia e o autocontrole. Por
exemplo: o aluno estuda História da África para entender
sua condição de negro. b) Motivação extrínseca: baseada em
recompensas materiais e sociais. Quando o sujeito se dirige
a um determinado objetivo estimulado por aspectos corre-
latos que dele podem resultar. Por exemplo: o aluno estuda
História da África para ser aprovado no vestibular.

Destacamos três fatores que podem influenciar significativamente
a motivação:

O significado que o conteúdo e a disciplina têm
para o aluno


O significado do conteúdo e da disciplina varia de acordo
com as metas e os objetivos de vida de cada um. Caso não
se perceba a utilidade, o interesse e o esforço tendem a diminuir
à medida que o aluno se pergunta que serventia tem
aquilo que o professor lhe ensina. É importante colocar para
os alunos problemas ou interrogações, despertar a curiosidade
deles, mostrando a relevância que pode ter a realização
da tarefa, que é essencial.

É imperativo que o professor conheça o aluno e sua história
de vida. Assim, o educador poderá ficar próximo dele, saber
seus interesses e sonhos para, a partir daí, preparar aulas
atrativas e significativas que atenderão às necessidades e
aos interesses da turma.

As implicações da autoestima para a motivação

A elevada autoestima estimula o aprendizado. O estudante
que goza de elevada autoestima aprende com mais alegria e
facilidade. Quem se julga incompetente e incapaz de aprender
aproxima-se de toda nova tarefa de aprendizagem com
uma sensação de desesperança e medo.

Alunos desmotivados, com baixa autoestima, costumam desenvolver
atitudes como “não sei fazer, não adianta tentar,
não vou conseguir...”. Eles necessitam de uma orientação
educacional que inclua estímulos socioafetivos que favoreçam
o desenvolvimento do autoconhecimento, da identidade
pessoal e, com ela, a elevação da autoestima, para
reconstruir seus projetos de estudo e de vida.

A motivação do professor

Tendo em vista que a atividade acadêmica se realiza de
forma coletiva e em um contexto social, o professor deve
criar um “ambiente motivador”. Isso significa desenvolver
em sala de aula situações de aprendizagem em que o aluno
tenha papel ativo na construção do conhecimento, usando
adequadamente os recursos didáticos, a avaliação formativa,
as estratégias de ensino e o conteúdo, proporcionando
atividades desafiadoras, etc. Entretanto, o professor é, por
excelência, o principal agente motivador. Ele precisa estar
motivado, ter compromisso pessoal com a educação, demonstrar
dedicação, entusiasmo, amor e prazer no que faz.

O educador deve ser aquele que estabelece uma relação de
afetividade com o aluno, que busca mobilizar a energia interna
dele. Se o clima de calor humano desenvolvido pelo
professor é percebido no processo de interação, passando a
imagem de pessoa digna de confiança, amistosa, é provável
que os estudantes se esforcem para corresponder às suas expectativas.
Comentários do tipo “você não aprende mesmo!”
ou “você não quer nada, não tem jeito!” danificam a autoestima
do aluno e reforçam o sentimento de incompetência.

A qualidade das relações estabelecidas no interior da sala
de aula tem implicações na motivação do aluno. As pessoas
procuram sentir-se aceitas pelos outros. Podemos chamar
isso de motivação de filiação, ou seja, a necessidade que a
pessoa tem de se sentir aceita e valorizada.

É preciso levar em consideração que fatores socioeconômicos
e biológicos também influenciam a motivação. O professor
não pode considerar o problema do desinteresse do
aluno apenas como uma questão psicológica. A falta de motivação
pode ocorrer, também, pela não satisfação de necessidades
como fome, cansaço e afeto. O importante é avaliar
cada caso e procurar resolvê-lo na medida do possível.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

VALORIZE SEU TEMPO!!! (N11 T 301)

Imagine que você tenha uma conta corrente e a cada manhã você acorda com um saldo de R$ 86.400,00 Só que não é permitido transferir o saldo do dia para o dia seguinte.
Todas as noites o seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo durante o dia.
O que você faz?
Você irá gastar cada centavo, é claro!
Todos nós somos clientes desse banco que estou falando.
Esse banco chama-se o TEMPO.
Toda a manhã é creditada para cada um de 86.400 segundos.
Todas as noites o saldo é debitado como perda.
Não é permitido acumular este saldo para o dia seguinte.
Todas as noites a conta é zerada, e todas as manhãs, ao acordar, a conta é reiniciada.
Não há volta.
Você precisa gastar vivendo no presente o seu depósito diário.
Invista, então no que for melhor, na saúde, na felicidade, no amor e no sucesso.
O relógio desse tempo não para de correr.
Faça o melhor a cada dia.
Para você perceber o valor de UM ANO, pergunte a um estudante que repetiu o ano.
Para você perceber o valor de UM MÊS, pergunte para uma mãe que teve um filho prematuro.
Para você perceber o valor de UMA SEMANA, pergunte a um editor de um jornal semanal.
Para você perceber o valor de UMA HORA, pergunte aos amantes que estão esperando para se encontrar.
Para você perceber o valor de UM MINUTO, pergunte a uma pessoa que perdeu o trem.
Para você perceber o valor de UM SEGUNDO, pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente.
Para você perceber o valor de UM MILÉSSIMO de segundo, pergunte a alguém que disputa uma olimpíada.
Valorize cada momento que você tem! E valorize mais porque você deve dividir com alguém especial, especial o suficiente para gastar o seu tempo junto com você.
Lembre-se, o tempo não espera por ninguém.
O ontem é história.
O amanhã é mistério.
O hoje é uma dádiva.
Por isso chama-se PRESENTE!!!

Fila Indiana (N 11 T:301)


 Para mim os homens 
caminham pela face da Terra
em fila indiana.
Cada um carregando uma

sacola na frente e outra
atrás.
Na sacola da frente, nós

colocamos as nossas
qualidades.
Na sacola de trás

guardamos os nossos
defeitos.
Por isso durante a jornada

pela vida, mantemos os
olhos fixos nas virtudes que
possuímos, presas em nosso
peito.
Ao mesmo tempo,

reparamos impiedosamente
nas costas do companheiro
que está adiante, todos os
defeitos que ele possui.
E nos julgamos melhores

que ele, sem perceber que a
pessoa andando atrás de nós, está pensando a
mesma coisa a nosso
respeito.

Mude ainda dá tempo, e não

esqueça...

Sorria !!! ...

CESTA TEM ALTA DE R$14,50 NOS DOIS ÚLTIMOS MESES EM SÃO LUIS

O valor da Cesta Básica do ludovicense teve um aumento de 1,9% no mês de maio. Isto representa R$ 4,96 de variação em relação ao mês de abril deste ano. Isoladamente é um aumento baixo, mas se fizermos um ajustamento mensal sequencial, nos últimos 60 dias, a cesta básica na capital maranhense teve uma elevação de R$ 14,52, somando abril e maio de 2014.

O cálculo é feito pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) para o município de São Luís. Em valores reais, a cesta básica da família ludovicense foi de R$ 259,73, quando sofreu a maior elevação do ano: R$ 9,56 (3,8% - em relação a março), para R$ 264,69, no mês de maio.

Os vilões da cesta básica nos dois meses são muito parecidos e acompanham um aumento no valor. Em abril, o feijão liderou o ranking com 10,3%. Já em maio, o tomate voltou às primeiras posições como em 2013. Desta vez o fruto teve um aumento de 7,3%.
Confira a comparação:
- Feijão (7,3%) - maio
- Feijão (10,5%) - abril

- Tomate (7,8%) - maio
- Tomate (1,7%) - abril

- Carne (5,2%) - maio
- Carne (6,1%) - abril


- Café (0,5%) - mail
- Café (4,1%) - abril


Custo x trabalho

Outra comparação é no quesito comprometimento da renda para comprar os produtos da cesta básica. Em abril, o trabalhador que ganha um salário mínimo (R$ 724) precisou comprometer 35,9% da sua renda no mês de abril para adquirir os produtos que compõem a cesta básica.

Restando apenas 64,1% do salário mínimo disponível para outras despesas como: habitação, vestuário, transporte, higiene, lazer, entre outras. Tomando como base uma jornada de trabalho de 220 horas, o trabalhador no mês de abril precisou laborar 78 horas e 55 minutos para obter um montante equivalente ao valor da cesta.

Já no mês de maio houve um aumento. O trabalhador comprometeu 36,6% da sua renda para adquirir os produtos da cesta básica. Restando apenas 63,4% do salário para outras despesas. O trabalhador, no mês de maio, precisou de 80 horas e 25 minutos para obter um montante equivalente ao valor da cesta básica.
DE :Douglas souza T:301

terça-feira, 27 de maio de 2014

Querido John - Nicholas Sparks

      John Tyree é um jovem rebelde, criado pelo pai, onde não tinham a melhor das relações, seu pai era um tipo estranho isolado de tudo e de todos, um homem de poucas palavras. Ele colecionava moedas (que era sua grande paixão), e tudo que ele conversava com John era sobre sua coleção. Sua mãe ele não conheceu, todos diziam que supostamente ela havia fugido quando ele tinha em torno de um ano de idade.
      Após terminar os estudos decide não ingressar na faculdade, e fica pulando de emprego em emprego até perceber que seus antigos amigos estão progredindo e ele não, decidindo então alistar-se no exército. Ao se alistar sua vida muda, agora ele tem um propósito e logo faz carreira. Em seus três anos servindo John amadurece, embora a maioria de seus amigos só quisessem saber de fumar, beber e ter uma companhia feminina, John se esquivava de qualquer coisa do tipo.
      Em uma de suas licenças em que ele retorna para ver o pai , acaba conhecendo Savannah por acaso, uma garota conservadora, madura e responsável que estava em Wilmington na companhia de alguns amigos em um projeto voluntário com a finalidade de ajudar pessoas desabrigadas. Eles logo se aproximam, e a atração entre eles cresce rapidamente, se apaixonam e passam duas semanas juntos. Mas logo a licença de John acaba e havia chegado o momento em que ele deveria partir (voltar para a base na Alemanha).
      No entanto a ligação entre John e Savannah era muito forte, já haviam enfrentado de tudo para continuarem juntos e não queriam deixar essa paixão entre eles terminar assim, então passaram a se comunicar por e-mails, telefonemas e principalmente cartas. Será que esse amor sobreviverá à distância?


Análise

É uma história muito bonita que emociona, o que mais me chamou atenção não foi diretamente o romance entre John e Savannah que é a trama central, mas sim a história entre John e seu pai que enfrentaram muitas barreiras para manterem um bom relacionamento familiar, mas que infelizmente acaba com um final muito triste.
Achei o livro super interessante por ser diferenciado, seu final é inesperado, não é como a maioria dos livros de romance que terminam com finais clichês.
É uma das obras de Nicholas Sparks, um autor muito bem conceituado por seus livros de romance norte-americano, conhecido por suas obras que ganharam fama ao serem adaptados para o cinema.


Biografia do autor

Nicholas Sparks Charles nasceu em Omaha, no estado do Nebraska, EUA, em 31 de dezembro de 1965. Ele morava em Fair Oaks durante o colégio, graduou-se orador oficial em 1984 e recebeu uma bolsa completa para a Universidade de Notre Dame.
Ele começou a vender produtos farmacêuticos e mudou-se de Sacramento, Califórnia, para Carolina do Norte em 1992. Em 1994, com a idade de 28, ele escreveu The Notebook (O diário de uma paixão), por um período de seis meses. Em outubro de 1995, os direitos a The Notebook foram vendidos para a Warner Books. Foi publicado em Outubro de 1996, e foi seguido por Message in a Bottle - Uma carta de amor (1998), A Walk to Remember - Um amor para recordar (1999), The Rescue - O resgate (2000), A Bend in the Road - Uma curva na estrada (2001), Nights in Rodanthe - Noites de tormenta (2002), The Guardian - O guardião (2003), The Wedding - O casamento (2003), True Believer -  O milagre (2005), At First Sight - À primeira vista (2005), Dear John - Querido John (2006), The Choice - A escolha  (2007), The Lucky One - Um homem de sorte (2008), The Last Song - A última música (2009), Safe Haven - Porto seguro (2010) e The Best of Me - O melhor de mim (2011). Todos tornaram-se best sellers nacionais e internacionais, com quase US $ 80 milhões em vendas em todo o mundo e foram traduzidos para mais de 45 idiomas.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

“TRÊS SOMBRAS”-CYRIL PEDROSA


Três Sombras relata a história de um pai disposto a salvar a vida de seu filho a qualquer custo, nem que para isto seja necessário fugir com ele, deixando sua mulher que aceita os fatos de uma maneira bem mais rápida do que seu marido, para tentar livrar o menino de um destino cruel (a morte).
Joachin uma criança tão jovem e saudável que vivia com sua família (seus pais) Lise e Louis, praticamente isolados “como se estivessem em uma pequena ilha”. Um lugar alegre e tranquilo onde eles podiam viver tranquilamente sem preocupações, ao menos era a vida a qual eles levavam até o dia em que a pacata vida familiar deles mudou por causa da aparição de três misteriosas sombras que apareceram no alto da colina, desde então tudo mudou, até a rotina deles ficou abalada.
Lise descobriu ao fazer uma visita a uma amiga antiga que as sombras estavam atrás de seu pequeno Joachin, que o levariam em breve e isso seria algo inevitável. Mas ao repassar a informação ao seu marido Louis este não aceitou muito bem, ou melhor, não aceitou de tal forma que preferiu fugir com ogaroto totalmente crédulo de que estas sombras não os alcançariam jamais se conseguissem sair dali.
Cyril Pedrosa nasceu em 1972, em Poitiers, França. Já foi animador de filmes famosos dos Estúdios Disney como: “O corcunda de Notre-Dame e Hércules”.
O livro traz um final surpreendente e emocionante, fazendo o leitor refletir em “até onde iria para salvar a vida de um ente querido?”. Transmite muito bem a mensagem do autor não somente pelo texto simples, mas como também pelas imagens, pois o autor além de exercer essa profissão ele também é desenhista e roteirista assim consegue transmitir através dos seus traços as emoções dos personagens mostrando sem censura o que muitos outros provavelmente ocultariam, para mostrar a historia de forma mais real possível.

sábado, 24 de maio de 2014

Para sempre ( turma 301 mt Nº 4 )

Para sempre

       Ever Bloon era uma adolescente normal que tinha muitos amigos era líder de torcida principal de sua escola, tinha uma família adorável, uma irmã caçula, seus pais e uma cadela chamada Buttercup.
        Um terrível acidente de trânsito levou a morte de sua família, somente Ever sobreviveu ao acidente causado por um cervo que apareceu na estrada. Após perder sua família ela mudou totalmente de vida, tendo que morar com sua tia Sabine, uma mulher independente e solitária e que se dedica inteiramente ao trabalho.
       Após o ocorrido Ever passa a notar algumas diferenças, coisas misteriosas que passaram a acontecer com ela, como enxergar a aura de alguém, que por sinal tem diferentes cores, dependendo do humor em que essa pessoa se encontra, ler mentes, e saber a vida inteira dessa pessoa em um simples toque. 
        Com a mudança de vida, Ever passou a se isolar, usar moletons e escutar músicas nos fones de ouvido no máximo para não ouvir as mentes barulhentas das pessoas. Ela só tinha dois fiéis amigos chamados Milles e Havem que sempre andavam juntos, Milles é um homoafetivo e Havem uma gótica viciada em cupcakes.
       Ever quase sempre via espíritos, e se comunicava com o da sua irmã que não quis atravessar para um plano superior e deixá-la sozinha, sempre quando pode aparece e dar muitos conselhos para ela.
         Em um dia monótono como todos os outros para Ever, que sempre se senta no fundo da sala de aula ao lado de Milles e Havem, o professor apresenta o garoto novo chamado Damem que acabou de se transferir para a escola um rapaz bonito, rico e atraente e que despertou o olhar de todos até  de Milles e Havem, exceto de Ever que queria distância.         
         Damem queria se aproximar de Ever, mas ela só queria distância, até ela descobrir que quando ele está ao seu lado o barulho das mentes cessam e ela não consegue ouvir nada, nem ler a mente dele, então acaba sentido uma paz, que a faz querer está ao seu lado. Algo a intrigava, o fato dela não conseguir ler a sua mente e as estranhas aparições de tulipas vermelhas, até mesmo quando ele não estava por perto aparecia tulipas em sua bolsa.
         Ever acostumou com a presença de Damem, tornou-se algo necessário para que ela sentisse paz em alguns momentos de sua vida, e com o passar do tempo ela acaba admitindo para si mesma que não consegue mais ficar sem ele, pois ele a faz sentir bem, sentir que é normal como todo mundo. Com o passar do tempo ela passa a estranhar algumas coisas em Damem, sente-se como se ele fizesse aparecer imagens em sua cabeça e estranhas sensações inexplicáveis.
      Damem sente-se na obrigação de revelar seu segredo pois, Ever é o amor da sua vida e merece ficar sabendo que ele é um imormal e que ela é sua alma gêmea, e que ele sempre esteve a procura de suas reencarnações quando Drina sua ex namorada  vaidosa e ambiciosa dava um jeito de mata-la para  ter Damem de novo ao seu lado e continuar levando uma vida egoísta e mesquinha.
     Nada impedia o casal de levar uma vida feliz, porém um dia surge Drina para tentar novamente acabar com a vida de Ever e tentar fazer Damem voltar para ela. Mas isso não impediu o casal de ficar juntos pois até um  imortal tem o seu ponto fraco, todo imortal possui seus chacras e Ever acertou em cheio o de Drina que era no coração pois o que ela sentia por Damem era uma obsessão, algo doentio e que não fazia bem para nenhum dos dois, conseguindo então destruí-la.

     Para o amor de Damem e Ever não existem barreiras pois eles sempre estão lutando juntos em busca de paz e felicidade, pois vale a pena lutar pela sua alma gêmea.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Adultério

                                             A Letra Escarlate
Tudo acontece na Salem do século XVI capital do puritanismo americano, com uma história que não tem nada de mais: a história de um adultério, mas o que impressiona nesse clássico do romance americano é a fábula moralista que desfecha uma história até então trivial.
A multidão de puritanos barbudos e sombrios cerca o palco da ignomínia de Hester Prynne a adúltera, com a maior prova de seu pecado nos braços  entre o seio, coberto pela letra escarlate, que ofuscava a beleza daquela modelo de elegância, fantasiada e iluminada, a letra escarlate reluzia por sobre o coração daquela mulher  que a infâmia fora descoberto, mais que calada sofria sozinha ao não revelar o nome do seu parceiro no pecado.
Hester foi mandada para a nova Inglaterra assim que acabou de se casar com o velho médico Roger Chillingworth passando algum tempo nessa cidade desconhecida após voltar de longa viagem Chillingworth se depara com sua esposa na mira dos puritanos sendo julgada por adultério e ainda com uma criança nos braços, como é puro de coração ele só pede a Hester que não comente seu nome, ou que diga que ele é o marido enganado, assim Hester é banida para morar numa cabana distante da cidade, obrigada a usar sempre a letra escarlate sobre o peito, com sua filhinha Pearl.
 O livro é cheio de personagens carolas e supersticiosos, que julgam os mínimos atos alheios em público e guardam entre quatro paredes. Nathaniel Hawthorne descreveu aquela geração como vinda de uma Inglaterra gloriosa e cheia de festas, mas que não poderia representar mais do que cores pálidas da felicidade, nos momentos em que era permitido.
                                      Biografia do Autor
Hawthorne foi um escritor norte-americano considerado o grande primeiro escritor dos estados unidos e o maior contista de seu país, sendo o responsável por tornar decisivamente o puritanismo americano, um dos temas centrais da tradição gótica.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Resenha de Lições do coração

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Sedutor  e envolvente Tyler,era um conquistador de primeira, até que se encontra com uma garota , chamada Nell,sincera,super tímida ,escondia sua beleza sob roupas largas,Nell não se achava nem um pouco atraente,não lhe restava mais nada senão viver em uma fazenda sozinha.                                                                      Tyler ao conhecer essa doce menina ,deseja lhe tirar a dor dos seus olhos, logo Tyler que jamais imaginou se interessar por uma menina inocente, não só se interessar, se apaixonar e viver uma linda e complicada de história de amor,mas Nell teve medo outra vez confundir gentileza com amor,mas era sua única chance de conquistar a sua felicidade.                                                                                                                Mas é engraçado como os dois demoravam se acertar, em função principalmente da insegurança de NELL.Mas incertezas dela têm seus fundamentos,pode acreditar.Nell sofreu muito na sua adolescencia, por isso tinha medo do amor .                                                                                                              Esse romance é extremamente sensual,porque os dois juntos geram um encantamento, de sedução discreta que é dificil explicar.É o tipo de romance que possui uma trama super simples , mas justamente essa simplicidade que retrata em uma fazenda que faz dela interessante.                                                                             Romance escrito por Diana Palmer que foi jornalista em 1979,começou a publicar romances,escreveu mais de noventa e cinco livros que foram traduzidos  e publicados em todo mundo ,ela é especializada em romances comteporâneos,com alto nível de sensualidade e de vários prêmios como:Romantic Timesi, Affair de Coeur, etc.                                                                                                                                                                                                                                                    
  por Thauany Frota .